Notícias

ERRATA: Tríduo de Santo Antônio

texto on 8 de junho de 2011 with 0 Comments

A Trezena de Santo Antônio é uma tradição conhecida na Bahia. Durante os dias 01 e 13 de junho, devotos e admiradores do santo mais popular do Brasil se reúnem e prestam homenagens em seu louvor. Na intenção de preservar e valorizar as manifestações religiosas e culturais, o Teatro SESC-SENAC Pelourinho realizará entre os dias 09 e 11 de junho o tríduo em louvor a Santo Antônio, conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro e por ser sempre invocado para se achar objetos perdidos. A reza será acompanhada pela Camerata Popular do Recôncavo e seu repertório de canções de domínio público coletadas nos últimos 20 anos. O encerramento do Tríduo contará com a participação de um Trio Nordestino. A entrada é gratuita.

A Igreja de Santo Antônio, localizada no Centro Histórico, que tradicionalmente realiza a trezena, influenciou a sua expansão pelos bairros de Santo Antônio e Pelourinho. Muitos casarões e largos participam da trezena, onde acontecem rezas, festejos e são oferecidas comidas típicas.

Como surgiu a tradicional Trezena de Santo Antônio

Em 1617, uma senhora de Bolonha (Itália), cujo casamento não tinha sido até então abençoado com filhos, ouvindo falar nas numerosas graças obtidas por intercessão do Taumaturgo (termo usado para “aquele que faz milagres”) de Pádua, implorou-lhe que tivesse dó dela e lhe concedesse o intenso desejo do seu coração, que era ter descendência. Uma noite, o Santo apareceu-lhe num misterioso sonho e disse-lhe: “Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão e a tua súplica será atendida. Seguiu a senhora fielmente esta direção e o santo cumpriu a sua promessa. Mas o desejado recém-nascido era aleijado e disforme. Cheia de confiança, a mãe mandou levá-lo ao altar de Santo Antônio e, mal o nenê tocou na ara sagrada, logo se transformou numa linda criança.

Foi este milagre que deu princípio à devoção das Nove Terças-feiras em honra de Santo Antônio. Mais tarde elevou-se o número de terças-feiras para comemorar a data de sua morte.

Sobre a Camerata Popular do Recôncavo

A Camerata Popular do Recôncavo recria uma sonoridade que remete às influências ibéricas com raízes medievais e ao mesmo tempo brasileira. Em toda a sua diversidade cultural, vem, desde 2002, se apresentando com um repertório de cantigas de domínio público, coletadas há mais de 25 anos pela professora Sálua Chequer, que assim as classificou: Cantigas de Berço, de Roda, Dramáticas, de Trabalho e de Vadiar, além das pertencentes às manifestações populares, religiosas e folguedos brasileiros. Também fazem parte do repertório do grupo, as parlendas, rimas infantis, rezas e quadrinhas. Viola, bandolim, violão, flautas, percussão, acordeon e voz são elementos que compõem o grupo e o fundamento é o conteúdo das pesquisas etno-musicais, feitas principalmente em cidades do interior da Bahia.

SERVIÇO
Tríduo de Santo Antônio 2011
Participação:
Camerata Popular do Recôncavo
Dias: 09, 10 e 11 de Junho (Quinta, Sexta e Sábado)
Horário: 19h
Entrada: Franca
Sinopse: Na intenção de preservar e valorizar as manifestações religiosas e culturais, o Teatro SESC-SENAC Pelourinho realizará entre os dias 09 e 11 de junho o Tríduo em louvor a Santo Antônio, conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro e por ser sempre invocado para se achar objetos perdidos. A reza será acompanhada pela Camerata Popular do Recôncavo e seu repertório de canções de domínio público coletadas nos últimos 20 anos. O encerramento do Tríduo contará com a participação de um Trio Nordestino.
Local: Teatro SESC SENAC Pelourinho.

Voltar
Comente
*

Sobre o autor

Galeria de Fotos


O Boticário
f2
Tim | Divulgação
Soja | Monsanto Brasil | Divulgação
Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso | Divulgação
Drácula | Divulgação
O Apocalipse | Divulgação
Pedala criança | TV Aratu
oboticariogeral
apelada
Tim | Divulgação
Shopping Barra | Divulgação
Moradora do bairro do Retiro, Samile dos Santos, de 16 anos, foi a grande vencedora do concurso de beleza | O Boticário | Crédito: Marcelo C. Soares
Laboratório Sabin | Divulgação
TIM incentiva uso de dados com compartilhamento grátis
Após transformação, Medellín foi eleita cidade do ano pelo The Wall Street Journal. Crédito: Divulgação
Comonique
Rdio

Twitter