CTS – CONSÓRCIO TRANSOCE NICO SALVADOR

DESAFIOS – A CTS foi convocada para participar de uma coletiva de imprensa onde deveria prestar esclarecimentos sobre a abertura de uma cratera nas obras do túnel Corredor Transversal 1 Linha Azul, no bairro do Lobato. A Texto & Cia foi contratada minutos antes do evento, por uma assessoria de comunicação de São Paulo, devido à expertise da agência em gerenciamento de crise.

RESULTADOS DE DESTAQUE – foram 27 inserções negativas antes da Texto & Cia assumir o trabalho. Após a entrada da agência, foram neutralizadas 22 inserções enquanto os discursos eram preparados. A assessoria conseguiu 24 inserções positivas e 04 neutras ao final da crise.


ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS – Ao chegar ao canteiro de obras, a Texto & Cia realizou um media training express para tranquilizar as fontes, controlar a ansiedade e ganhar a confiança deles.

No treinamento foram passadas técnicas de postura e atendimento aos jornalistas, oratória de crise (palavras negativas a evitar e frases prontas que não podiam ser esquecidas) e depois o Q&A, incluindo as perguntas mais difíceis que poderiam ser feitas. Como conhece bem o trabalho da imprensa baiana, a diretora da Texto & Cia deixou claro que direcionaria todo o evento e que interviria em qualquer necessidade para apoia-los.


Os dois primeiros veículos foram recebidos separadamente para servir de treino para os porta- vozes. Após cada entrevista, a diretora da Texto & Cia explicou o que poderia ser melhorado no atendimento aos demais veículos, que foram recebidos juntos, num espaço maior, em formato de coletiva. Todas as perguntas foram respondidas e os pontos pré-estabelecidos com as fontes foram reforçados, com o objetivo de proteger a imagem do cliente perante a imprensa e a população.

Como de hábito, ao final da coletiva, a diretora da Texto & Cia ficou informalmente conversando com os jornalistas para entender o direcionamento das matérias e o que eles estavam ouvindo dos moradores. Nesta oportunidade, a assessoria buscou desconstruir algumas ideias e posições negativas que poderiam se voltar contra o cliente.