MONSANTO DE CAMAÇARI

DESAFIOS – Uma multinacional responsável pelo desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas chegando à Bahia para produzir a matéria-prima para o herbicida Roundup®. Além da nova fase, o cliente também estava diretamente relacionado a um assunto que divide a opinião pública: os transgênicos. Seria necessário apresentar o cliente à imprensa local e divulgar as ações desenvolvidas pela fábrica, munindo os jornalistas de material que reforçasse os pontos positivos da empresa, garantido a ela uma boa imagem e reputação.

RESULTADOS DE DESTAQUE – Só existiram mídias espotâneas positivas da Monsanto no estado da Bahia. Além disso, a Texto & Cia conseguiu criar uma imagem muito elogiada e reconhecida da fábrica, formulando um excelente relacionamento da companhia com a imprensa baiana e comunidades vizinhas.

ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS – O trabalho teve foco no público interno e nas comunidades vizinhas à fábrica em Camaçari. Além disso, voltou sua divulgação, principalmente, para as ações sociais da empresa na Bahia, como Crianças Saudáveis, Futuro Saudável – que tem o objetivo de levar educação sanitária, alimentar e combate a verminoses para estudantes da rede pública. O Coral Pequenos Cantores Monsanto foi outra das ações, que promove a inclusão social de crianças carentes por meio da arte.

Há, ainda, o Viagem à Literatura infanto-juvenil, de estímulo à leitura e esforço escolar a estudantes com dificuldade de aprendizagem; o Projeto Florescer, de criação de uma reserva florestal no entorno da unidade de Camaçari; o Projeto Cozinha Brasil, de aproveitamento integral de alimentos; o Horta Brasil, que ensina a cultivar hortaliças nas escolas promovendo conceitos de preservação ambiental e consumo consciente; e o de Reciclagem da água da chuva.