SOHO

DESAFIOS – A culinária japonesa era pouco conhecida pelo povo baiano, principalmente pela falta de hábito em comer alimentos crus. O bistrô da área que chegou a ser mais frequentado, fechou as portas em Salvador após pouco tempo de atividade. Em meio a tais julgamentos, nasceu o Soho, restaurante japonês que desejava superar esses obstáculos e ser visto como um ambiente bem conceituado na capital. Era necessário ressignificar a imagem da comida japonesa para a Bahia e, além disso, criar a reputação positiva do novo espaço, fazendo com que ele ficasse famoso por tudo o que tinha a oferecer.

RESULTADOS DE DESTAQUE – Aqui surgiu mais um caso de pioneirismo da Texto & Cia. A agência fez com que o público baiano não somente passasse a aceitar e adorar a culinária japonesa, como também fez com que esse tipo de alimento passasse a ser visto como algo entrelaçado à sofisticação. O Soho virou referência na cidade quando se trata do tema, e assim prossegue sendo até os dias atuais. Inclusive, abriu filiais em outros estados.

ESTRATÉGIAS – Formadores de opinião foram convidados para o lançamento, assim como para eventos exclusivos no Soho, os quais divulgados para desmistificar a percepção negativa sobre comida crua. Além dos momentos com convidados especiais, a Texto & Cia também abriu alas para eventos sociais diversos no espaço, como lançamentos empresariais, aniversários e reuniões variadas.

Começando pela grelha para depois chegar aos frios, a Texto também trabalhou no Marketing Viral para o Soho, convidando grupos de pessoas da sociedade para degustarem no novo ambiente.

Os diferenciais da arquitetura e da decoração do local, o cuidado com a música ambiente e até as singularidades do chef e do sushiman do Soho foram bem trabalhados pela Texto & Cia nas divulgações para a imprensa e no contato para o público. A ideia era fazer o restaurante ser conhecido para além do cardápio, mas também como um lugar de requinte.

A Texto & Cia focou em enviar pautas curiosas para matérias na imprensa baiana. Os benefícios do salmão, por exemplo, entravam como reportagens especiais. E, por conta da fama que o ambiente foi ganhando, os destaques nas colunas sociais também foram sendo cada vez maiores.

MAIS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS – Além de ser reconhecido como um local de sofisticação e conforto, o Soho passou a ser visto como um ambiente badalado na capital baiana. Quem queria ser visto e lembrado, passou a ir para o restaurante. Aos poucos, os concorrentes foram chegando, porque graças a estratégia da Texto e aos diferenciais do espaço, o Soho abriu alas para uma adoração da comida japonesa na Bahia. Mas, ainda que novos restaurantes passassem a ser abertos, o cliente da Texto & Cia prosseguiu como referência, já que a base reputacional criada foi firme.

EXTRA – Os casos de restaurantes que passaram a ser bem conceituados com as estratégias da Texto são diversos. Outro caso, por exemplo, é o do Amado, que em horário de almoço recebia poucas mulheres e acabava não sendo muito concorrido. A Texto & Cia trabalhou com a imprensa, fez planejamento de Marketing Viral e criou eventos especiais para lançar e sedimentar o Prix Fixe (pacote para entrada, prato e sobremesa). O almoço virou um sucesso e as estratégias prosseguem sendo implantadas no local. Além disso, a agência também cuidou das redes sociais do restaurante referido.