DROGARIA SÃO PAULO
DESAFIOS – Por conta do nome da própria marca, havia uma sensação de distanciamento em relação aos baianos – por se referir ao estado de São Paulo. A ideia de algo que não atenderia as realidades baianas ficava embutida para o público. Foi necessário provocar nos baianos o sentimento de pertencimento, de que a Drogaria não é apenas paulista. Assim, a Texto & Cia criou um projeto para mostrar que a rede veio com um plano de expansão no estado, justamente por acreditar valorizar a Bahia.
RESULTADOS DE DESTAQUE – Em apenas três meses de trabalho, a Texto & Cia conseguiu fazer a Drogaria São Paulo virar uma das mais queridas e reconhecidas pelo público baiano. Dentro disso, a marca cresceu em regiões que não tinham nenhuma proximidade com a rede, tornando mais fácil a penetração da Drogaria no momento em que uma unidade era inaugurada naquelas localidades.
ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS – A Texto & Cia criou um planejamento com diversas ações para alcançar o objetivo de estreitar o relacionamento da marca com os baianos. Uma delas foi a de criar parcerias com iniciativas e eventos grandes de Salvador para que essa aproximação fosse mais visualizada e palpável. Uma das parcerias foi com o projeto Verão Correio, do jornal *Correio, onde a Drogaria São Paulo oferece serviços de saúde, a exemplo de aferição de pressão e serviços de beleza com dermocosméticos, um dos carros-chefes da marca.
Uma série de ações com o mote “Sinta-se em casa” também foi realizada, a exemplo de uma exposição com fotos antigas de Salvador em algumas unidades chaves da Drogaria São Paulo. A cada espaço da rede foi pensada uma estratégia diferente para maior aproximação com o público de interesse, como ocorreu na unidade Candeal, onde a Texto & Cia realizou uma seleção de vizinhas formadoras de opinião e as levou para o evento de abertura.
Além disso, foram realizados eventos em parcerias com shoppings locais e visitas a redações de jornais, TVs, sites e rádios de regiões da Bahia consideradas importantes para estreitar o relacionamento. Cartas e outros envios bem personalizados e com linguagem emocional foram feitos para blogueiras e influenciadores baianos em geral, levando a mensagem da valorização ao povo da Bahia e à disponibilidade da drogaria.
MAIS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS – Com as relações facilitadas e estreitadas pela Texto & Cia, a marca ganhou mais voz e espaço nas pautas não apenas de influenciadores digitais, mas também em veículos de comunicação baianos, o que é imprescindível para a resolução de crises junto à imprensa.