VIABAHIA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS S/A

DESAFIOS – A VIABAHIA, um consórcio internacional, estava inaugurando a primeira rodovia federal pedagiada que corta o estado da Bahia. Ou seja, agora seria necessário pagar para transitar pelas BR-324 e BR-116. A resistência dos baianos foi imensa, devido à desconfiança perante uma empresa de fora atuando localmente e também pela falta de hábito em pagar para passar por tais áreas. Era necessário fazer o público ganhar confiança na marca e, principalmente, sentir conforto e naturalidade em precisar pagar os pedágios necessários – entendendo o custo-benefício de ter estradas mais seguras e bem aparelhadas.

RESULTADOS DE DESTAQUE – Foi construída uma imagem positiva em relação à cobrança do pedágio nas rodovias. A Texto & Cia criou estratégias que fizeram a VIABAHIA ser reconhecida como uma marca que cativa grande respeito ao público e aos jornalistas, estando sempre aberta ao diálogo e transparente em suas ações. A reputação construída conseguiu ajudar a fortalecer a empresa do cliente, que passou a ser vista como parceira da população e promotora do desenvolvimento no estado da Bahia.

ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS – Foi criada uma estratégia de comunicação com um plano de relações públicas para apresentar a empresa à imprensa, com visitas às redações e diversas coletivas. Além disso, outros formatos foram inseridos para que a marca também ganhasse a admiração dos baianos.

Para tanto, a Texto & Cia criou boletins semanais de obras para informar sobre o andamento dos trabalhos realizados nas rodovias, antecipando-se, assim, a possíveis crises e evitando transtornos para os usuários que transitam diariamente por elas. Esses informativos foram distribuídos no online e no offline, melhorando o relacionamento com a imprensa e com a população.

Projetos com datas comemorativas também foram feitos, a exemplo de um da área de saúde que media a pressão das pessoas durante a passagem pelos pedágios. Os eventos sempre ofereciam algo gratuito para estreitar a relação com a sociedade baiana, fazendo o respeito pela marca crescer.

Todas as obras ou acasos ocorridos passaram a ser informados com antecedência para os veículos de imprensa, ajudando-os com pautas relevantes e antecipando a resposta da empresa antes que furos jornalísticos ocorressem.

O porta-voz da Concessionária recebeu treinamento da Texto & Cia para os eventos e coletivas, estando sempre acompanhado da equipe de atendimento da assessoria. A agência também é responsável pelo informativo semestral da VIABAHIA, distribuído nas praças de pedágio. A Texto também designou um atendimento exclusivo, que trabalhou de dentro da sede da concessionária, a fim de agilizar processos de comunicação externa e também fortalecer a comunicação interna, sua imagem e reputação com todos os públicos de interesse.

MAIS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS – Além de construir uma imagem positiva do cliente em
relação à cobrança do pedágio nas rodovias, a Texto & Cia fez a VIABAHIA ganhar admiração
do povo baiano e da imprensa local, tendo mais espaço de fala e presença nos eventos
soteropolitanos, o que estreita o relacionamento com a mídia.