EMPRESA DE ÔNIBUS

AGENDA
Na tarde do dia 21 de dezembro de 2024, a Texto & Cia iniciou o trabalho de Gerenciamento de Crise nacional para uma empresa de ônibus, com duração de 10 dias.

CONTEXTO
Na madrugada do sábado, 21, aconteceu um acidente na BR-116 envolvendo um ônibus de passageiros da empresa de transporte, que fazia a linha São Paulo – Elísio Medrado-BA, e uma carreta que carregava granito, onde, supostamente, uma das pedras se soltou causando uma colisão, seguida de explosão, matando 39 passageiros, até aquele momento.

Técnicos da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal investigaram o ocorrido e deram um parecer inicial que atestava o descrito acima,  além de laudos periciais, que devem comprovar as causas do acidente. 

A Texto&Cia foi contratada pela agência nacional da empresa, a fim de atuar na crise.

CENÁRIO

O acidente, considerado a maior tragédia em rodovias federais do Brasil, abalou toda a imprensa nacional. Houve dias muito intensos, com todos os veículos de comunicação mais importantes do país solicitando posicionamentos, fazendo questionamentos e querendo ouvir a posição da empresa referente ao número de passageiros, de óbitos, sobreviventes e seus estados de saúde, atendimento aos familiares, causas do acidente e atualizações constantes sobre cada item citado anteriormente e novos comunicados que iam surgindo ao longo dos dias de fontes diversas.

ESTRATÉGIA ADOTADA PELA TEXTO&CIA

Assim que a Texto&Cia começou os trabalhos de assessoria de comunicação, deu início a um processo de análise de contexto e planejamento com ações 24 horas voltadas para atendimento à imprensa e ao cliente.

A agência desenvolveu toda a estratégia de comunicação, desde o início, para o gerenciamento de crise, não apenas com relação à imprensa, não deixando nenhum veículo sem resposta, como também com ações como as descritas abaixo:

Clientes, familiares e comunidade

  • Sugestão de colocação de telefone de suporte e passagem de informações às famílias;
  • Os cuidados com os hospitalizados e familiares;
  • Sugestão de contratação de psicólogo para dar apoio aos familiares;
  • Colocação de apoio na rodoviária em São Paulo para suporte aos familiares das vítimas;
  • Atendimento e consultoria full time ao cliente;
  • Estratégias de apoio e relacionamento para as famílias;
  • Estratégias de posicionamento para as redes sociais;
  • Treinamento de crise full time para o advogado da empresa com media training (treinamento para atender a imprensa);
  • Ideia para a ceia de natal para os familiares que estavam no hotel;
  • Apoio nos hospitais;
  • Estratégias para todo “o lado humano” na crise. 

Imprensa

  • Atendimento full time à imprensa;
  • Relacionamento full time (24 horas) com a imprensa;
  • Elaboração e envio de notas de posicionamento | esclarecimento para todos os veículos de comunicação que entraram em contato com o cliente e assessoria de comunicação.

RESULTADOS

A Texto&Cia adotou uma força tarefa, juntamente com o cliente, para responder com presteza e rapidez a cada questionamento da imprensa.

Nos colocamos disponíveis para todos os veículos, com atualizações constantes, sem exceção, com o objetivo de posicionar a companhia de ônibus como uma empresa séria, ética e minimizando os impactos diante desse grave acidente até o resultado dos laudos, capazes de comprovar as verdadeiras causas e culpados.

Conseguimos mitigar os danos, diante de um cenário tão difícil, mesmo sem a empresa ter trabalhado a imagem e reputação anteriormente.

Poucas pessoas lembram o nome da empresa de ônibus de passageiros envolvida no acidente, o que é bastante positivo em um cenário como esse.