Fábrica de alimentos São Braz

Contexto

Expansão da São Braz, tradicional indústria alimentícia, com mais de 60 anos de atuação no Nordeste, para a Bahia, com a inauguração da sua fábrica localizada em Conceição do Jacuípe, sendo este o maior investimento de toda a sua história.

Desafio de Comunicação

Comunicar de forma estratégica e assertiva a chegada de uma empresa genuinamente paraibana ao território baiano, equilibrando múltiplos objetivos:

  • Estabelecer a São Braz como uma grande impulsionadora do desenvolvimento econômico regional;
  • Construir relacionamentos sólidos com stakeholders locais (autoridades, imprensa, comunidade);
  • Transferir o capital emocional e a tradição da marca para um novo mercado, reforçando sua terra de origem – Nordeste;
  • Posicionar a empresa como agente de transformação socioeconômica;
  • Garantir percepção positiva entre os diversos públicos de interesse.

Estratégia de comunicação 

  • Mapeamento e aproximação com jornalistas-chave dos principais veículos da Bahia, sobretudo na região de instalação da fábrica;
  • Distribuição personalizada de press kits com produtos da marca para jornalistas, apresentando a empresa a editores e colunistas;
  • Contratação de branded content no maior portal social e empresarial do estado;
  • Produção de conteúdo qualificado: releases setorizados, artigos assinados pela presidência e notas estratégicas  sobre as ações e projeto desenvolvidos pela marca na Bahia;
  • Articulação de entrevistas exclusivas nos principais veículos impressos (Correio*, A Tarde) e digitais (BNews);
  • Cobertura jornalística ampla da inauguração, com presença de veículos da capital e interior;
  • Acompanhamento das visitas às autoridades e divulgação de dados alinhados com assessoria do governo;

Engajamento comunitário e responsabilidade social 

Para apresentar a empresa, antes da abertura da fábrica, repassando seus valores com muito cuidado, estabelecemos:

  • Seleção e parceria com três instituições de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade;
  • Divulgação com inserções os principais veículos soteropolitanos sobre o concurso cultural “Pippo’s Arte nas Ruas”, valorizando talentos locais;

Marketing de Influência regionalizado

  • Mapeamento estratégico de influenciadores de Salvador, Feira de Santana e região;
  • Distribuição personalizada de produtos para formadores de opinião;
  • Ativação especial para o Dia do Cuscuz, conectando a marca às tradições locais.

Eventos de alto impacto

Jantar de Relacionamento (26/03):

  • Elaboração de mailing list de jornalistas de economia e do setor supermercadista em evento exclusivo para autoridades, empresários e formadores de opinião;
  • Cobertura estratégica em colunas sociais e empresariais (Alô Alô Bahia, July/A Tarde)

Inauguração oficial (28/03):

  • Elaboração de mailing list de autoridades governamentais e lideranças empresariais, além de imprensa setorizada e selecionada;
  • Ativações experienciais, incluindo cabine fotográfica personalizada.

Ações Complementares:

  • Branded content estratégico com o portal Alô Alô Bahia;
  • Gestão de parcerias e articulação com fornecedores locais.
  • Abrimos contato com um dos melhores restaurantes da cidade, o Amado, para colocar o café no cardápio;
  • Estabelecemos interação com a promotora dos eventos

Resultados alcançados

  • Visibilidade midiática expressiva;
  • Cerca de 200 matérias publicadas em veículos regionais;
  • 100% de menções positivas ou neutras, evidenciando a eficácia da estratégia de relacionamento;
  • Cobertura qualificada nos três principais jornais impressos da capital baiana;
  • Exposição televisiva em afiliadas da Globo e Band;
  • Presença digital em portais estratégicos de economia, negócios e lifestyle;
  • Fortalecimento institucional;
  • Consolidação da imagem da São Braz como empresa comprometida com o desenvolvimento regional;
  • Estabelecimento de relacionamentos estratégicos com autoridades governamentais;
  • Recepção positiva pela comunidade local de Conceição do Jacuípe;
  • Percepção da empresa como geradora de oportunidades econômicas;
  • Valorização da marca;
  • Transferência bem-sucedida dos valores da marca para o mercado baiano;
  • Associação positiva com a cultura e tradições locais;
  • Ampliação da base de consumidores e admiradores da marca.