
Fábrica de alimentos São Braz
Contexto
Expansão da São Braz, tradicional indústria alimentícia, com mais de 60 anos de atuação no Nordeste, para a Bahia, com a inauguração da sua fábrica localizada em Conceição do Jacuípe, sendo este o maior investimento de toda a sua história.
Desafio de Comunicação
Comunicar de forma estratégica e assertiva a chegada de uma empresa genuinamente paraibana ao território baiano, equilibrando múltiplos objetivos:
- Estabelecer a São Braz como uma grande impulsionadora do desenvolvimento econômico regional;
- Construir relacionamentos sólidos com stakeholders locais (autoridades, imprensa, comunidade);
- Transferir o capital emocional e a tradição da marca para um novo mercado, reforçando sua terra de origem – Nordeste;
- Posicionar a empresa como agente de transformação socioeconômica;
- Garantir percepção positiva entre os diversos públicos de interesse.
Estratégia de comunicação
- Mapeamento e aproximação com jornalistas-chave dos principais veículos da Bahia, sobretudo na região de instalação da fábrica;
- Distribuição personalizada de press kits com produtos da marca para jornalistas, apresentando a empresa a editores e colunistas;
- Contratação de branded content no maior portal social e empresarial do estado;
- Produção de conteúdo qualificado: releases setorizados, artigos assinados pela presidência e notas estratégicas sobre as ações e projeto desenvolvidos pela marca na Bahia;
- Articulação de entrevistas exclusivas nos principais veículos impressos (Correio*, A Tarde) e digitais (BNews);
- Cobertura jornalística ampla da inauguração, com presença de veículos da capital e interior;
- Acompanhamento das visitas às autoridades e divulgação de dados alinhados com assessoria do governo;
Engajamento comunitário e responsabilidade social
Para apresentar a empresa, antes da abertura da fábrica, repassando seus valores com muito cuidado, estabelecemos:
- Seleção e parceria com três instituições de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade;
- Divulgação com inserções os principais veículos soteropolitanos sobre o concurso cultural “Pippo’s Arte nas Ruas”, valorizando talentos locais;
Marketing de Influência regionalizado
- Mapeamento estratégico de influenciadores de Salvador, Feira de Santana e região;
- Distribuição personalizada de produtos para formadores de opinião;
- Ativação especial para o Dia do Cuscuz, conectando a marca às tradições locais.
Eventos de alto impacto
Jantar de Relacionamento (26/03):
- Elaboração de mailing list de jornalistas de economia e do setor supermercadista em evento exclusivo para autoridades, empresários e formadores de opinião;
- Cobertura estratégica em colunas sociais e empresariais (Alô Alô Bahia, July/A Tarde)
Inauguração oficial (28/03):
- Elaboração de mailing list de autoridades governamentais e lideranças empresariais, além de imprensa setorizada e selecionada;
- Ativações experienciais, incluindo cabine fotográfica personalizada.
Ações Complementares:
- Branded content estratégico com o portal Alô Alô Bahia;
- Gestão de parcerias e articulação com fornecedores locais.
- Abrimos contato com um dos melhores restaurantes da cidade, o Amado, para colocar o café no cardápio;
- Estabelecemos interação com a promotora dos eventos
Resultados alcançados
- Visibilidade midiática expressiva;
- Cerca de 200 matérias publicadas em veículos regionais;
- 100% de menções positivas ou neutras, evidenciando a eficácia da estratégia de relacionamento;
- Cobertura qualificada nos três principais jornais impressos da capital baiana;
- Exposição televisiva em afiliadas da Globo e Band;
- Presença digital em portais estratégicos de economia, negócios e lifestyle;
- Fortalecimento institucional;
- Consolidação da imagem da São Braz como empresa comprometida com o desenvolvimento regional;
- Estabelecimento de relacionamentos estratégicos com autoridades governamentais;
- Recepção positiva pela comunidade local de Conceição do Jacuípe;
- Percepção da empresa como geradora de oportunidades econômicas;
- Valorização da marca;
- Transferência bem-sucedida dos valores da marca para o mercado baiano;
- Associação positiva com a cultura e tradições locais;
- Ampliação da base de consumidores e admiradores da marca.