LARCO PETRÓLEO
DESAFIOS – A Larco é uma distribuidora de combustíveis baiana, entre as 10 maiores do Brasil, em processo de expansão pelo país, mas que era pouco conhecida, inclusive, dentro da própria cidade (Salvador) onde foi fundada. Havia feito pouca divulgação, através de campanhas publicitárias, mas não tinha trabalhado, até então, a comunicação corporativa e, nas redes sociais, o principal ponto de contato com o grande público apresentava um conteúdo mais comercial, com baixíssimo engajamento (um número baixo de curtidas e poucos comentários, que é o que realmente importa para o algoritmo das redes), que não reputava a marca. Além disso, passava por um momento de reestruturação de processos internos, inclusive comunicação e também não possuía um plano de gerenciamento de crise com o público, essencial nesse tipo de negócio.
RESULTADOS DE DESTAQUE – Foi construída a imagem e reputação da marca para a imprensa e públicos de interesse em todos os estados onde a distribuidora atua. Assim, a Larco passou a ser amplamente reconhecida como a maior empresa baiana no segmento de Petróleo e Gás, o que lhe rendeu presença nos grandes veículos de comunicação e convites para participar ou apoiar projetos e eventos relevantes não só para o setor, como também para as comunidades onde a Larco trabalha. Em se tratando de redes sociais, o seu perfil no Instagram cresceu, alcançando quase 15 mil seguidores somente no Instagram (aproximadamente 7 mil a mais do que no começo da gestão, em 2020) e uma comunidade muito engajada, que é o que realmente importa. Em relação ao gerenciamento de crise, uma gestão estratégica unida a uma atuação rápida e eficaz evitou problemas para a reputação da marca, saindo fortalecida em momentos desafiadores.
ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS – Empregou-se uma estratégia de comunicação que envolveu relacionamento com a imprensa e demais públicos de interesse da marca; relacionamento com produtores culturais, empresas de segmentos de interesse e veículos de comunicação para participação em projetos que fortaleceram a imagem da Larco diante dos seus públicos-alvo; criação de Branded Content; desenvolvimento de um planejamento de redes sociais focado principalmente em estratégias orgânicas, um community forte e um conteúdo que promovesse o engajamento e fortalecesse a imagem institucional da marca, não só apenas promovesse o comercial. Desenvolveu-se um plano de gestão de crise que privilegiou a prevenção através de estratégias de resolução de conflitos, comunicação empática e assertiva.









